Carta Arqueológica do Concelho de Cascais
Sinopse
A Carta Arqueológica inspirou a autarquia a desenvolver os instrumentos de gestão necessários à administração e proteção do importante património arqueológico do município.
Resultado de um extenso trabalho, o autor compila nesta obra o inventário e a descrição de cento e setenta e dois achados e sítios arqueológicos, muitos deles com ocupações de várias épocas, aos quais associa as suas bibliografias completas.
Apresentado sobre a forma de ficha descreve a localização geográfica precisa (com coordenadas) de cada um dos sítios ou achados, o tipo de vestígios e os trabalhos arqueológicos realizados, a(s) cronologias de ocupação do local e a bibliografia. Após o texto introdutório é apresentado o esboço geológico e geográfico do concelho a que se segue uma longa dissertação sobre a ocupação humana do território entre o Paleolítico e a Idade Moderna. Profusamente preenchido com ilustrações científicas e fotografias inclui ainda dois mapas geográficos com os sítios e as suas diferentes ocupações temporais e os índices toponímico e de autores.