Início / Património / Quinta dos Pesos ou de Santa Rita
Início / Património / Quinta dos Pesos ou de Santa Rita

Quinta dos Pesos ou de Santa Rita

Morada

Travessa da Fonte/ Calçada 1º de Dezembro, Caparide
S. Domingos de Rana

Georreferenciação

38.716199, -9.365578

Informações

Monumento de Interesse Municipal – Deliberação camarária de 09-06-2003

A Quinta de Santa Rita foi uma unidade de produção agrícola com grande peso na vitivinicultura na segunda metade do século XVIII. De fundação anterior, poderá ter sido restruturada quando da sua aquisição, em meados de Setecentos, por Paulo Jorge, que fundou ou herdou a casa comercial Paulo Jorge, que tomaria, depois, o nome de Paulo Jorge & Filhos.

A Quinta de Santa Rita foi uma importante produtora de vinho, enviando os seus tonéis por carreteiros até Paço de Arcos, onde transitavam para fragatas que os levavam a armazéns em Lisboa. Foi e ainda é detentora de produção do famoso vinho de Carcavelos, generoso de tradição plurissecular. Sendo uma propriedade de produção não há notícias da existência de um solar, mas apenas de casas de sobrado e dependências agrícolas, como adegas, lagares, noras e aquedutos.

Na década de 1960 a propriedade foi adquirida por Manuel Boullosa, que demoliu as antigas casas de habitação, construiu uma casa com traços evidentes de um revivalismo setecentista e reintroduziu a vitivinicultura na Quinta.

Ver Mais

+ Sobre cascais