Início / Património / Quinta da Ribeira
Início / Património / Quinta da Ribeira

Quinta da Ribeira

Morada

Estrada das Corredouras, Caparide
S. Domingos de Rana

Georreferenciação

38.712052, -9.368086

Informações

Monumento de Interesse Municipal – Deliberação camarária de 04-03-2002

A Quinta da Ribeira é uma das mais importantes quintas históricas de Cascais. É aí que se produz o Vinho de Carcavelos, vinho generoso de tradição plurissecular. Explorando mais de seis hectares de vinha noutras quintas – Santa Maria do Mar, no Arneiro; Santa Rita, em Caparide e Samarra, no Livramento – a empresa Seminagro trata as uvas na adega setecentista da Quinta da Ribeira, onde permanecem nos estágios regulamentares.

Mantendo antigos muros, velhas adegas, lagares de prensa de vara (já desativadas) portais e cantarias trabalhadas, o conjunto adega/lagar é coroado pela encantadora passagem sobre a Estrada das Corredouras, que servia, também, como aqueduto. Esta via separa, assim, a zona de produção da zona nobre da Quinta.

O estudo do solar permite-nos identificar uma casa rural, grande e abastada, que em finais do século XVIII foi nobilitada com elementos decorativos como um frontão triangular, um escudo de armas, bustos, fogaréus e portais, entre outros. Não dispomos, contudo, de muitos documentos acerca da sua origem, apenas sabendo que a propriedade foi adquirida por José Sanches de Brito (1730/1797), homem de carreira militar. A nobilitação da casa deve ter sido encomendada pelo seu filho, já que o brasão de armas do frontão representa os seus pais.

Ver Mais

+ Sobre cascais