Início / Património / Escola Monumento de D. Luís I
Início / Património / Escola Monumento de D. Luís I

Escola Monumento de D. Luís I

Morada

Avenida Vasco da Gama, nº 11
Cascais

Georreferenciação

38.696518, -9.423066

Informações

Monumento de Interesse Público – Portaria n.º 740-BI/2012, de 24/12

Em 1898, o Ministério das Obras Públicas abriu um concurso para apresentação de projetos destinados à construção de escolas de instrução primária que pudessem albergar até 100 alunos, com habitação para os professores e ajudantes, a que concorreu ape¬nas um candidato: o arquiteto, republicano e maçon Adães Bermudes. Sob o pseudónimo "Fiat Lux" apresentou, então, um projeto pioneiro, que dignificava o estatuto dos professores e concebia um espaço de ensino arejado e iluminado, precursor de uma visão moderna para a escola pública, onde a pedagogia e a saúde eram componentes essenciais.

Projetada segundo este mo¬delo, a Escola Monumento D. Luís I foi edificada em 1902. O edifício é constituído por um corpo central quadrangular e por dois corpos laterais simétricos. No corpo central encontrava-se a área de habitação para o professor, dotada de cozinha e quatro divisões, uma das quais com comunicação às salas de aula, que se desenvolviam nos corpos laterais e também dispunham de áreas de acolhimento e vestiários. O alçado tardoz é alpendrado, permitindo uma área de recreio coberto e o acesso às instalações sanitárias.
Na fachada principal, a entrada para as salas de aula é assinalada por um pórtico coroado por uma sineira retangular em pedra. Junto ao beirado desenvolve-se uma interessante linha de azulejos Arte Nova, com motivos florais em azul, branco, verde e amarelo que, em conjunto com os azulejos branco e azul colocados em lista, dos vãos de porta e janela, conferem ao conjunto uma unidade estética dinâmica.

Como elemento decorativo de relevo destaca-se o busto em pedra do rei D. Luís, acompanhado da inscrição "Escola Monumento D. Luís I", que dinamiza e centraliza a fachada principal. Tem o escudo nacional ao centro, rodeado por altos-relevos de flores e figuras mitológicas conjuntas de águia e dragão que transportam ramos de carvalho e loureiro, símbolos da força e da imortalidade. Aqui funciona, desde 2017, A AiR 351, a primeira organização em Portugal exclusivamente dedicada ao acolhimento de artistas internacionais na área das Artes Visuais.

Ver Mais

+ Sobre cascais