Início / Património / Escola do Ensino Básico n.º 1 – Parede
Início / Património / Escola do Ensino Básico n.º 1 – Parede

Escola do Ensino Básico n.º 1 – Parede

Morada

Rua João de Deus nº1
Parede

Georreferenciação

38.690631, -9.357891

Informações

Monumento de Interesse Municipal – Boletim Municipal de 28-04-2009

Em 1898, o Ministério das Obras Públicas abriu um concurso para apresentação de projetos destinados à construção de escolas de instrução primária que pudessem albergar até 100 alunos, com habitação para os professores e ajudantes, a que concorreu apenas um candidato: o arquiteto, republicano e maçon Adães Bermudes. Sob o pseudónimo "Fiat Lux" apresentou, então, um projeto pioneiro, que dignificava o estatuto dos professores e concebia um espaço de ensino arejado e iluminado, precursor de uma visão moderna para a escola pública, onde a pedagogia e a saúde eram componentes essenciais.

Projetada segundo este modelo, a Escola Primária N.º 1 da Parede foi construída em 1902, vindo a ser inaugurada no ano seguinte, com capacidade para 54 alunos. O terreno foi oferecido pelo benemérito Nunes da Matta, sendo o valor da obra, orçado em 238.000 réis, suportado por alguns proprietários locais.

À semelhança dos restantes 183 estabelecimentos gizados por este arquiteto, apresenta planta retangular com corpo central de dois pisos, originalmente destinados à habitação do professor e da professora, bem como dois corpos laterais retangulares de um só piso para salas de aula, com acessos separados – feminino e masculino – destacando-se, sobre cada uma das portas, uma sineira.
A escola apresenta estrutura autoportante em alvenaria de pedra, telha tipo marselha com pináculos nos vértices e respiradouros nas coberturas. Os vãos das portas e janelas são de caixilharia de madeira, material que também foi usado no pavimento interior das salas da área de acolhimento do atual Jardim-de-infância. O mosaico cerâmico revestia o chão da atual zona de acolhimento do 1º Ciclo, da cozinha e das instalações sanitárias. Como pormenores destacam-se as peças de revestimento em pedra com motivos geométricos que cobrem a parte superior dos cunhais das fachadas do corpo central.

O imóvel foi alvo de ampliações, que alteraram as características formais e estéticas originais. Em 1997, o edifício do 1º Ciclo e Jardim-de-infância foi readaptado no alçado tardoz e unido ao corpo central das antigas habitações. Foi também construído um novo corpo para instalações sanitárias, com intervenção nos equipamentos originais.

Ver Mais

+ Sobre cascais