Início / Património / Capela de Nossa Senhora do Livramento, incluindo fontanário fronteiro e cruzeiro
Início / Património / Capela de Nossa Senhora do Livramento, incluindo fontanário fronteiro e cruzeiro

Capela de Nossa Senhora do Livramento, incluindo fontanário fronteiro e cruzeiro

Morada

Largo do Livramento
Estoril

Georreferenciação

38.713343, -9.372170

Informações

Monumento de Interesse Municipal – Decreto n.º 2/96 de 06-03

A Capela do Livramento, dedicada a Nossa Senhora da Luz, esteve ligada à Quinta da Samarra até à década de 1970, vindo, depois, a ser doada ao Patriarcado de Lisboa.

Trata-se de uma ermida do século XVII, embora sobre a porta se registe a data de 1757, ano da sua reconstrução após o terramoto de 1755. A fachada, em empena, é aberta por portal de verga reta, encimado por cornija que se liga ao janelão do coro através de uma lápide. Ladeiam o portal duas janelas de linhas retas. Do lado esquerdo da fachada encontra-se uma escada que dá acesso ao coro alto e do lado direito uma pequena torre sineira. Os dois corpos anexos, de cada um dos lados, correspondem a uma dependência e à sacristia.

No seu interior, de uma só nave, destaca-se o coro alto, com balaustrada do século XIX e o púlpito de madeira imitando pedra. As paredes apresentam pinturas marmoreadas. Na capela-mor, o altar é de madeira pintada com um resplendor dourado. No camarim encontra-se uma imagem da Virgem com o Menino, ladeada por S. Sebastião e S. José e nas paredes laterais, sobre mísulas, as imagens de Santo António e de Nossa Senhora de Fátima. O chão é lajeado com pedra e possui uma sepultura datada de 1629.

Fronteiro à capela fica o cruzeiro e um fontanário, de 1929, com poço para abastecimento da população.

Ver Mais

+ Sobre cascais