Início / Património / Capela de Nossa Senhora da Nazaré
Início / Património / Capela de Nossa Senhora da Nazaré

Capela de Nossa Senhora da Nazaré

Morada

R. Latino Coelho, nº8
Cascais

Georreferenciação

38.695998, -9.421689

Informações

Monumento de Interesse Público – Decreto n.º 95/78, de 12/9

A Capela de Nossa Senhora da Nazaré, cuja edificação remonta a 1713, encontra-se anexa ao antigo solar dos Falcões, um dos raros exemplos de residência senhorial existentes em Cascais, propriedade do capitão António Falcão Pereira e de sua mulher, D. Antónia da Silva. A capela foi instituída e vinculada à casa dos Falcões e funcionou como jazigo da família durante algum tempo.

A fachada, de linhas sóbrias e rasgada por um portal retilíneo, com frontão de volutas encimado por janela retangular, é coroada por um frontão contracurvado de volutas ladeado por pináculos, com torre sineira, cujo remate em frontão interrompido por cruz é muito semelhante ao do portal.

A simplicidade exterior contrasta com a decoração do espaço, onde se destaca o conjunto de painéis de azulejos atribuídos ao ciclo dos Grandes Mestres, nomeadamente a António de Oliveira Bernardes, que os terá executado cerca de 1715. Constituída por nave e capela-mor, com coro e púlpito, a capela mantém a unidade decorativa – pintura, talha e azulejo – que sempre terá caracterizado o seu interior. Todo o conjunto exibe pinturas murais em molduras a imitar marmoreados.

Todavia, é o revestimento azulejar, em painéis azuis e brancos, que imprime ao espaço um carácter próprio, fortemente marcado pela lógica decorativa barroca. A sua iconografia, definida em função dos espaços, privilegia a invocação da capela, com a representação dos milagres de Nossa Senhora da Nazaré. Contudo, podem-se observar outras temáticas, como a que se define no subcoro, onde figuram as imagens dos quatro profetas, identificados por legendas: IACOB e IVDAS (do lado da Epístola) e ABRAHAM e ISAC (do lado do Evangelho).
Na nave, dois grandes painéis, de cada lado, com cercaduras compostas por anjos, querubins e folhagem barroca, retratam o milagre de Nossa Senhora da Nazaré, onde a Virgem figura entre nuvens. Na capela-mor encontram-se emblemas marianos e novamente painéis com citações latinas: VMBRAM NESCIT e SEMPER CA/LIGNIS.

Ver Mais

+ Sobre cascais