Início / Património / Antigos Paços do Concelho
Início / Património / Antigos Paços do Concelho

Antigos Paços do Concelho

Morada

Praça 5 de Outubro
2754-501 Cascais

Georreferenciação

38.696820, -9.420622

Informações

Possível ser visitado
Horário: 2ª a domingo | 10h00-18h00

Os antigos Paços do Concelho de Cascais remontam a 1821, data inscrita sobre o lintel da porta principal, que deve assinalar o final das obras do edifício onde funcionou a Câmara Municipal até à década de 1930, quando transitou para o palácio dos Condes da Guarda.
O imóvel tem uma linguagem depurada que recorda a arquitetura pombalina da reconstrução de Lisboa, na segunda metade do século XVIII. A fachada é seccionada por pilastras, rematadas por pináculos, que a dividem em três corpos. No piso térreo, o portal central, de verga curva, abre-se ao centro, e nos corpos laterais rasgam-se janelas de verga reta. No piso superior a organização mantém-se, com janelas de sacada, tendo a janela do meio moldura decorada. A verticalidade do eixo central é acentuada pelas pilastras, coroadas por pináculos, que o ladeiam e pelo seu prolongamento, sobre a cornija, rematado por duas sineiras. Neste corpo exibem-se as armas de Portugal e um relógio, oferecido por Sérgio Barros, aí colocado em 1876. A fachada lateral, onde são visíveis as trapeiras do terceiro piso, pauta-se pela mesma imagem simples e depurada.

Ver Mais

+ Sobre cascais

banner_cascais_0banner_cascaisambiente_0banner_cascaisparticipa_0banner_cascaisjovem_0banner_cascalitosbanner_lojacascaisbanner_bairromuseus_0banner_geocascaisbanner_agendacascais