Raul Lino (1879-1974) desenhou a Casa de Santa Maria no ano de 1902, sendo um dos primeiros projetos da sua longa vida e obra. Enraizada na enseada de Santa Marta, junto ao Farol com o mesmo nome, a Casa de Santa Maria constituiu uma encomenda de Jorge O’Neill, um aristocrata e financeiro de ascendência irlandesa.
Durante cem anos foi residência privada, tendo sido objeto de duas ampliações. Conheceu três proprietários: Maria Teresa O`Neil e D. António Avillez, em 1918-20; José Lino, irmão de Raul Lino; e em 1934, Manuel Ribeiro de Espirito Santo Silva, em cuja descendência se manteve 70 anos.
Com a família Espirito Santo recebeu a visita de personalidades ilustres, como a Grã-duquesa Carlota do Luxemburgo e a sua família, os Condes de Barcelona, o Rei Humberto II de Itália, os Duques de Windsor, entre outras.
Em 2004 foi adquirida pela Câmara Municipal de Cascais. Agora Património Nacional, as suas portas encontram-se abertas à fruição pública, tendo em 2012 sido classificada como Monumento de Interesse Público.
Conheça a exposição "As Casas de Jorge O'Neill (1849 – 1925) – Os deslumbramentos da arquitetura" AQUI.