Início / Cultura / Pegadas de Cascais
Início / Cultura / Pegadas de Cascais

Pegadas de Cascais

Pegadas de Cascais é uma série de pequenos documentários que percorrem momentos da História em que Cascais teve a sua intervenção, quer enquanto cenário dos acontecimentos quer sulcando ou ajudando a sulcar novos trilhos.

É quase impossível encontrar grandes momentos na vida política, económica e social de Portugal nos quais Cascais não tenha tido algum tipo de participação direta ou indireta.

E isto aplica-se também ao Desporto.

E vale a pena recordar, agora que o rugido do Leão ecoa, após a vitória no campeonato nacional de futebol da época 2010/21. Sabia, por exemplo, que o Leão Rampante que a bandeira do Sporting Club de Portugal ostenta nasceu em Cascais?

Veja este episódio AQUI

Neste 13.º Episódio das Pegadas de Cascais contamos-lhe como Santo António, recrutado como soldado, foi General no Regimento de Cascais.

No séc. XVIII, o rei Dom Pedro III ordenou que Santo António fosse recrutado como soldado no II Regimento de Infantaria em Lagos, sendo promovido sucessivamente a capitão e a coronel.

Depois foi transferido para o Regimento de Cascais.

Veja este episódio AQUI

O estranho caso do rapto falhado do Duque de Windsor
Neste episódio das Pegadas, O estranho caso do rapto falhado do Duque de Windsor em Cascais,contamos-lhe como o espião duplo Dusko Popov impediu que os Duques fossem conduzidos a uma cilada armada por ordem do ministro alemão dos Negócios Estrangeiros.
Veja o décimo primeiro episódio AQUI

Cascais na vanguarda da Tecnologia
Neste décimo episódio Cascais na vanguarda da Tecnologia contamos-lhe como foi importante a ação do provedor da Santa Casa de Misericórdia, Joaquim Baraona, na modernização do hospital Condes Castro Guimarães, em Cascais.
Veja o décimo episódio AQUI

E, de repente... fez-se luz em Cascais!
Neste nono episódio E, de repente... fez-se luz em Cascais! contamos-lhe como Cascais foi palco da primeira experiência no país de iluminação Pública Elétrica.
Veja o nono episódio AQUI

Como Cascais mudou a história de Espanha
Este oitavo episódio Como Cascais mudou a história de Espanha fala do acidente, um acaso do destino acabaria por ser decisivo no desenvolvimento na Guerra Civil espanhola e na ascensão do general Francisco Franco como "Caudillo" de Espanha. E esse acidente esse acaso inesperado ocorreu precisamente na vila de Cascais.
Veja o oitavo episódio AQUI

Oh... a República!
No sétimo episódio Oh... a República! falamos de Cascais no dia da proclamação da República. Em Cascais a aparente acalmia dos comerciantes da vila contrastava com o rebuliço político que se vivia em Lisboa a 4 de outubro de 1910.
Veja o sétimo episódio AQUI

Cascais no Caminho da Liberdade
No sexto episódio Cascais no Caminho da Liberdade falamos como Cascais foi um palco privilegiado para a construção de novas visões e perspectivas de vida que mudaram o curso da História e alteraram de forma evidente os trilhos e os caminhos por onde singrou o novo Portugal. O PCP, por exemplo, realizou em Cascais dois congressos na clandestinidade e recebeu Álvaro Cunhal depois da fuga de Peniche.
Veja o sexto episódio AQUI

Uma Dinastia Portuguesa em Cascais
No quinto episódio Uma Dinastia Portuguesa em Cascais contamos-lhe como, a 22 de outubro de 1383, a morte de D. Fernando abre uma crise na sucessão monárquica. João das Regras, o senhorio de Cascais, foi o "arquiteto" da nova dinastia que levou D. João I ao trono. Mais um segredo desvendado pelas "Pegadas de Cascais". Este é o quinto episódio de uma série de pequenos documentários que percorrem momentos da história em que Cascais teve a sua intervenção, quer enquanto cenário dos acontecimentos quer sulcando ou ajudando a sulcar novos trilhos.
Veja o quinto episódio AQUI

A Filiação Hermética da Alquimia Cascalense
No quarto episódio A Filiação Hermética da Alquimia Cascalense falamos-lhe das paredes velhas do Convento de Nossa Senhora da Piedade, onde atualmente está instalado o Centro Cultural de Cascais e do segredo que escondem.
Veja o quarto episódio AQUI

Bond was born in Estoril
No terceiro episódio Bond was born in Estoril contamos-lhe aonde Ian Flemming, escritor e espião do MI-6, se foi inspirar para criar essa personagem mítica do cinema mundial chamado James Bond.
Flemming, enquanto agente da secreta inglesa, cruzou-se no Hotel Palácio do Estoril, no início dos anos 40, num ambiente permanente conspiração, em plena II Guerra Mundial, com um outro espião, um agente triplo, o jugoslavo Dusko Popov que trabalhava para MI-5, MI-6, o Abwher e para o FBI. É nele que o escritor e espião inglês se irá inspira para criar o personagem mais mítico da história do cinema mundial, James Bond.
Veja o terceiro episódio AQUI

Cascais na descoberta da América
No segundo episódio Cascais na descoberta da América falamos da mão amiga lançada pelas gentes de Cascais a Cristóvão Colombo, quando este regressava da descoberta das Américas.
Veja o segundo episódio AQUI

A Europa nasceu em Cascais
O primeiro episódio, A Europa nasceu em Cascais fala de Cascais e da afirmação do poder Temporal na Europa Medieval.
Veja o primeiro episódio AQUI

+ Sobre cascais