Início / Biblioteca / Estórias para ouvir e contar / Estórias para ouvir e contar
Início / Biblioteca / Estórias para ouvir e contar / Estórias para ouvir e contar

Estórias para ouvir e contar

Estórias para ouvir e contar é um projeto das Bibliotecas Municipais de Cascais que oferece o acesso a textos literários para a infância e juventude em suporte audiolivro. As estórias aqui contadas são, na sua maioria, versões originais inspiradas em obras de autores consagrados, onde se misturam factos históricos e/ou aspetos do domínio da narração oral.

Embora direcionado especialmente para ouvintes dos 3 aos 14 anos, este projeto espera também encantar a criança que habita em cada adulto, promovendo momentos de convívio em família, especialmente significativos no momento que atravessamos, para minimizar os constrangimentos das medidas de contingência decretadas no âmbito da Covid 19. 

Acreditamos que uma estória, ao ser escutada, pode igualmente estimular o ouvinte a construir as suas imagens, tal como se estivesse a ler. O audiolivro é uma descoberta recente, mas o seu conceito pode reportar-se ao tempo em que as estórias eram transmitidas oralmente de geração em geração. Surgiu para permitir o acesso ao livro a pessoas com incapacidade transitória ou permanente que não conseguiam ler no formato tradicional. Consideramos, por isso, que este é o suporte de leitura certo para entreter quem está isolado em casa.

Porque queremos envolver ainda mais o público, quem assim o desejar pode contribuir diretamente para enriquecer as Estórias para ouvir e contar, enviando estórias inventadas e contadas por si, ou conhecidos contos de narração oral onde a criatividade se reflita no modo como esses contos são apresentados, de preferência em família, em suporte áudio para sgac@cm-cascais.pt.

Em resumo, pretendemos oferecer aos leitores das Bibliotecas Municipais de Cascais um serviço distinto e com qualidade, uma alternativa que possibilite o contacto indireto dos leitores com a "sua" biblioteca. E, ao permitir a participação interativa do público, confiamos que contribuirá também para desenvolver a criatividade, a curiosidade e a imaginação dos ouvintes.

Ouçam as nossas estórias! Contem-nos as vossas!

Ver Mais

+ Sobre cascais

banner_cascais_0banner_cascaisambiente_0banner_cascaisparticipa_0banner_cascaisjovem_0banner_cascalitosbanner_lojacascaisbanner_bairromuseus_0banner_geocascaisbanner_agendacascais