Início / Património / Património arquitetónico
Início / Património / Património arquitetónico

O património arquitetónico considerado reúne um conjunto de elementos construídos representativos da riqueza do concelho.

Localizada à entrada da Barra de Lisboa, a frente marítima de Cascais distingue-se por uma notável sequência de fortificações, intercalada por um extraordinário conjunto de moradias de veraneio construído depois de 1870, na sequência da instalação da Família Real e da Corte em Cascais, no período do ano consagrado aos banhos de mar. 

Não deixa, ainda, de marcar presença neste território a arquitetura popular, com habitações, moinhos, tanques e aquedutos que atestam a matriz rural e saloia do concelho.

A religiosidade da comunidade está representada por diversos templos, alguns dos quais com importantes conjuntos decorativos, como painéis azulejares ou pinturas a óleo quinhentistas.

E se nesta listagem incluímos quintas históricas, quase todas associadas à produção do célebre vinho de Carcavelos, não deixamos também de assinalar a arte pública contemporânea, contributo recente para a melhoria da qualidade dos nossos espaços de vivência.

Ver Mais

+ Sobre cascais

banner_cascais_0banner_cascaisambiente_0banner_cascaisparticipa_0banner_cascaisjovem_0banner_cascalitosbanner_lojacascaisbanner_bairromuseus_0banner_geocascaisbanner_agendacascais