Início / Património / Rotas de Cascais
Início / Património / Rotas de Cascais

Rotas de Cascais

Cascais encontra nos seus patrimónios, materiais ou imateriais, passados e presentes, motivos para se reinventar, que se afiguram decisivos para a sua transformação num território efetivamente vivido por todos os que aqui residem, trabalham ou nos visitam.

Para o efeito, criámos – e continuaremos a criar – diversas Rotas que permitirão conhecer Cascais em função dos interesses e disponibilidade dos visitantes, na certeza de que mais do que ligarem espaços estes percursos recuperam memórias e despertam sentidos.

De olhos postos na arquitetura, na natureza, na história ou na cultura, queremos que trilhe todos os caminhos que Cascais tem para lhe oferecer.

Escolha já a Rota que pretende efetuar!

ROTA DA ARQUITETURA MODERNISTA NO ESTORIL
A Rota da Arquitetura Modernista no Estoril desafia-o a descobrir alguns dos edifícios mais representativos de um estilo arquitetónico que ainda hoje marca a paisagem desta localidade. A visão de Fausto Figueiredo, materializada pelo projeto gizado por Henri Martinet para a transformação do Estoril numa estação marítima, climatérica, termal e sportiva de nível internacional, levou à construção de diversos equipamentos coletivos e moradias de gosto modernista, em que colaboraram alguns dos mais conceituados arquitetos portugueses. Está disponível em versão online e em pdf para descarregar.

ROTA DA ARQUITETURA RELIGIOSA DE CASCAIS
A Rota da Arquitetura Religiosa de Cascais desafia-o a conhecer alguns dos mais antigos e importantes templos do concelho, como conventos, igrejas, capelas e ermidas, que desde tempos imemoriais marcam a paisagem de Cascais. Ver rota online AQUI. Está disponível em pdf para descarregar.

ROTA DA RESISTÊNCIA E LIBERDADE
A Rota Resistência e Liberdade em Cascais dá a conhecer a história de alguns dos locais mais emblemáticos para o estudo da resistência ao Estado Novo, de 1943 a 1974. Não obstante a intensa perseguição da polícia política, Cascais acolheu durante este período uma ativíssima rede de casas clandestinas do Partido Comunista Português, mas também o Movimento das Forças Armadas, ao qual se deveu a Revolução de 25 de Abril.Ver rota online AQUI. Está disponível em pdf para descarregar.

ROTA PAREDE REPUBLICANA
A Rota Parede Republicana desafia-o a conhecer alguns dos espaços mais simbólicos para o estudo do republicanismo no concelho. Foi da Parede, terra de republicanos e canteiros, aqui evocados, que se fundou, em 1908, a Comissão Municipal Republicana de Cascais e de onde partiram as novas da revolução de 5 de outubro de 1910, ao som das bandas da Sociedade Musical União Paredense e da Sociedade Recreativa Musical de Carcavelos.
Está disponível em pdf para descarregar.

ROTA DA ARQUITETURA DE VERANEIO
A Rota da Arquitetura de Veraneio, que ainda hoje marca a fisionomia de Cascais, permite-lhe percorrer as ruas da vila para (re)ver os principais edifícios deste estilo, que se apossou do concelho depois de 1870, quando a Família Real portuguesa transformou Cascais na rainha das praias portuguesas.
Está disponível em versão online e em pdf para descarregar.

ROTA DA ARQUITETURA DE VERANEIO - MONTE ESTORIL
A Rota da Arquitetura de Veraneio do Monte Estoril desafia-o a descobrir alguns dos edifícios e locais mais representativos da génese desta localidade, que ainda hoje marcam a sua paisagem urbana. Percorra as suas ruas sinuosas, observe os muros de pedras recortadas, as casas envolvidas pela vegetação dos jardins, os pormenores dos telhados, gradeamentos ou frisos de azulejos, para se envolver numa atmosfera única que nos remete para um outro tempo!
Está disponível em pdf para descarregar.

ROTA BAIRRO DOS MUSEUS
A Rota Bairro dos Museus convida-o a viver a cultura em Cascais de uma nova forma. Venha conhecer os museus e os parques de uma área privilegiada pela Natureza em que a memória, a tradição e o património locais se conjugam para que possa vivenciar uma oferta diversificada de experiências, alimentando a paixão pela arte e o prazer pela vida.
Está disponível online em pdf para descarregar.

ROTA D. CARLOS: UM REI EM CASCAIS
A Rota D. Carlos: Um Rei em Cascais visita alguns dos mais emblemáticos locais que fizeram parte da história do monarca que tanto amou Cascais, onde, mercê das condições privilegiadas da sua enseada, encontrou o cenário ideal para apurar interesses artísticos, aptidões desportivas e uma curiosidade insaciável, que marcou o final do século XIX e o início do século XX português.
Está disponível em versão online e em pdf para descarregar.

ROTA ESCRITORES EM CASCAIS
A Rota Escritores em Cascais reúne a(s) história(s) de muitos poetas e escritores que visitaram Cascais, sobretudo a partir dos finais do século XIX, quando a vila se transformou, durante o período do ano consagrado aos banhos de mar, na capital do lazer em Portugal. Nenhum destes homens e mulheres lhe foram indiferentes, escolhendo Cascais para passar férias, para viver ou até como local de exílio.
Está disponível em versão online e em pdf para descarregar.

ROTA DAS FORTIFICAÇÕES MARÍTIMAS DE CASCAIS
A Rota das Fortificações Marítimas de Cascais, organizada em dois passeios entre Carcavelos e o Cabo da Roca, apresenta a história dos edifícios que desde finais do século XV protegeram a entrada da Barra do Tejo, porta de acesso à cidade de Lisboa, percorrendo, ainda, locais de interesse paisagístico, como a Área Marinha Protegida das Avencas ou o Sistema Dunar Guincho/Oitavos
Está disponível em pdf para descarregar.

ROTA DO TEATRO E CINEMA EM CASCAIS
A Rota Teatro e Cinema em Cascais percorre alguns dos mais importantes espaços para a história destas formas de arte num concelho onde trabalharam os melhores encenadores, realizadores e atores nacionais e internacionais.
Da inauguração do belíssimo teatro Gil Vicente, em 1869, à rodagem do primeiro filme em Portugal, na Boca do Inferno, no ano de 1896, muitas são as histórias que aqui se recordam.
Está disponível em pdf para descarregar.

ROTA DE TIRES
A Rota de Tires apresenta a história de uma localidade marcada pela atividade dos canteiros, cuja memória continua bem presente na arquitetura e na toponímia locais. O cultivo das terras e o duro trabalho da pedra fomentaram uma identidade própria, marcada pela defesa do património imaterial coletivo, que igualmente se revisita.
Está disponível em pdf para descarregar.

ROTA DAS ÁRVORES
A Rota das Árvores encherá o seu passeio de verde, de modo a que possa conhecer a riqueza da flora da vila, que conta com belíssimos exemplares originários de todo o mundo.
Está disponível em pdf para descarregar.

ROTA LITERÁRIA DE CASCAIS
A vila de Cascais emana invariavelmente uma noção de lazer prazeroso e por isso surge como cenário privilegiado para estórias, personagens e escritores. Ainda o advento ferroviário do final do século XIX não havia iniciado e já Almeida Garrett se escapulia furtivamente até Cascais, em busca do seu amor proibido, a Viscondessa da Luz. Com o progressivo esbatimento das distâncias entre a vila e a capital, outros seguiram seu exemplo, como Ramalho Ortigão ou Branquinho da Fonseca.
A partir destas múltiplas referências que ligam os livros à vila, nasce a Rota Literária de Cascais, pela mão de António Ribeiro, aluno de mestrado da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril.
Está disponível em versão online e em pdf para descarregar.

Ver Mais

+ Sobre cascais