Início / Noticias / Já abriu o Centro de Interpretação do Mundo Rural de Cascais

Já abriu o Centro de Interpretação do Mundo Rural de Cascais

17 Mar 2023
Visite o reabilitado Casal Saloio em Outeiro de Polima e embarque nesta viagem de (re)descoberta da história da nossa comunidade.

O Centro de Interpretação do Mundo Rural de Cascais, instalado no Casal Saloio de Outeiro de Polima, já tem as suas portas abertas ao público. A Cultura Saloia é uma parte importante da História de Cascais. Embarque nesta viagem de (re)descoberta da história da nossa comunidade.

A requalificação deste edifício histórico, que começou a ser construído no século XVI e foi alvo de sucessivas ampliações e reconfigurações até meados do século XX, permitiu a criação de um novo espaço dedicado à cultura saloia, em que as memórias da agricultura, da pecuária e da extração e preparação de pedra ocupam lugar de destaque.

Neste equipamento cultural consagrado à (re)descoberta da história da nossa comunidade, simultaneamente lúdico e pedagógico, os visitantes poderão também tomar contacto com a(s) vivência(s) de uma família saloia, através da recriação de ambientes e da exibição de objetos etnográficos e arqueológicos que traduzem a antiga ruralidade do concelho de Cascais, nomeadamente na primitiva cozinha com forno. Garante-se, assim, a salvaguarda, valorização, comunicação e fruição da nossa memória coletiva material e imaterial.

Tendo por missão a preservação, documentação, investigação e divulgação de objetos e testemunhos que enriqueçam o conhecimento acerca da população de Cascais ao longo dos séculos, apostar-se-á na interdisciplinaridade e na diversificação das coleções, bem como na contextualização dos usos, costumes e funções dos objetos em exibição. O Casal Saloio assume-se, desta forma, como um espaço em constante construção, cujo percurso expositivo procura destacar cada objeto, imagem ou texto selecionados como símbolos de um ofício ou hábito de vida.

 

Conteúdos Associados

+ Sobre cascais