Início / Noticias / Escritora e advogada especialista em direitos humanos Noura Erakat em Cascais

Escritora e advogada especialista em direitos humanos Noura Erakat em Cascais

29 Jun 2023
A ensaísta e jurista norte-americana Noura Erakat está em Cascais, onde trabalhará e residirá até 25 de julho, no âmbito do Programa de Residências Internacionais de Escrita Fundação Dom Luís I.

A ensaísta e jurista norte-americana Noura Erakat está em Cascais, onde trabalhará e residirá até 25 de julho, no âmbito do Programa de Residências Internacionais de Escrita Fundação Dom Luís I.

Noura Erakat é ensaísta e advogada especializada em direitos humanos, atualmente é professora associada no Departamento de Estudos Africanos e no Programa de Justiça Criminal da Rutgers University. . Os seus interesses de pesquisa incluem direito humanitário, direito dos refugiados, direito de segurança nacional e critical race theory. É autora do ensaio Justice for Some: Law As Politics in the Question of Palestine (Stanford University Press, 2019), distinguido com o Palestine Book Awards e o Independent Publishers Bronze Medal in Current Events/Foreign Affairs. Em 2014 foi distinguida com o Prémio de Ativista do Ano pelo Washington Peace Center e, em 2015, foi uma das homenageadas Women Inspiring Change, pela Harvard Law School International Development Society e a Women's Law Association.

Organizadas pela Fundação Dom Luís I, no âmbito da ação cultural da Câmara Municipal de Cascais, coordenadas pela escritora e crítica literária Filipa Melo e efetuadas exclusivamente por convite, as Residências Internacionais de Escrita Fundação Dom Luís I permitem a cada autor-residente uma estada de entre um e dois meses na vila de Cascais, fornecendo-lhe um espaço para alojamento e um espaço para criação.

Inauguradas com a residência de Olivier Rolin, em 2018, acolheram em seguida o romancista norte-americano Michael Cunningham (maio a julho de 2019), o romancista inglês Jonathan Coe (outubro a dezembro de 2019), o romancista espanhol Javier Cercas (junho a julho 2021), a romancista brasileira Nara Vidal (novembro 2021), o romancista italiano Sandro Veronesi (abril 2022) e o poeta húngaro András Petöcz (outubro 2022).

Reconhecido internacionalmente, este programa de residências literárias distingue-se por hospedar autores consagrados de todos os géneros e de todo o mundo, permitindo-lhes mergulharem num ambiente de refúgio propício para relaxar e criar novos trabalhos, bem como contactarem de forma privilegiada com Portugal e a cultura portuguesa. Os autores-residentes ficam hospedados no hotel Pestana Cidadela Cascais/Pousada Art District (parceiro do programa), idealmente localizado para o envolvimento com a comunidade cascalense.

Saiba mais aqui

 

 

Conteúdos Associados

+ Sobre cascais