
Detalhes
Sinopse
Neste livro, da autoria da historiadora Margarida de Magalhães Ramalho revelam-se muitas histórias que estavam por contar acerca de uma das mais encantadoras parcelas do concelho de Cascais, para gáudio de todos os que trazem o Guincho na memória e no coração.
O Guincho, um dos mais icónicos locais do Parque Natural de Sintra-Cascais, preserva um património natural de valor excecional, marcado pela força do vento, imponência do mar e singularidade das suas dunas e falésias. Esculpido pela Natureza, seria depois herdado e burilado pelo Homem, que desde tempos imemoriais ocupou a costa entre a Boca do Inferno e o Guincho, como o atestam a “villa” romana de Casais Velhos, as fortificações marítimas ou os faróis, a que se seguiriam alguns dos mais famosos restaurantes do concelho e até um hotel. A sua história fez-se, assim, tanto de terríveis tempestades e naufrágios, como de memoráveis almoços ou banhos de mar em dias de sol.
Com esta publicação, cuja edição contou com o apoio do Porto Santa Maria, alarga-se o conhecimento disponível acerca de um património natural e cultural único, o que reforça ainda mais o nosso compromisso na sua preservação, tendo por motes a sustentabilidade e a fruição, consciente e ética.




