Início / Noticias / Livro Cascais: Associações com História (1886-1941)

Livro Cascais: Associações com História (1886-1941)

21 Jan 2019
Foi lançado, no passado dia 19, no Centro Cultural de Cascais, o primeiro volume do livro "Associações com História". Esta é uma obra que regista a vida das agremiações humanitárias, recreativas, culturais, de desporto e de lazer da sociedade cascalense, desde 1886 e com mais de 75 anos.

No segundo volume, já em preparação, irá ser contada a história das outras associações do concelho entre os anos 1941-1974.

A apresentação desta obra sobre a história de 34 associações do Concelho de Cascais, esteve a cargo de João Miguel Henriques, Chefe da Divisão de Arquivos, Bibliotecas e Património Histórico da Câmara Municipal de Cascais, que coordenou a equipa que o produziu, do professor Jorge Miranda e de Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais.

O presidente da Câmara sintetizou o lançamento desta obra em duas palavras: identidade e democracia. Para Carlos Carreiras: " é na identidade que vamos encontrar as forças, o conhecimento e a experiência para ultrapassar todos os obstáculos que todos os dias vão sendo colocados. Uma identidade que se forma pela diferenciação, pela identidade geográfica, social e cultural, que temos que respeitar sempre".

"Hoje é essa identidade que reconhecemos aqui, a muitos homens e mulheres que foram construindo todo este edifício associativo que temos no concelho. A democracia é uma celebração. Todo este movimento associativo foi a semente que permaneceu no território das comunidades de efetiva democracia".

"Esta obra é uma obra verdadeiramente partilhada, obra que a Câmara Municipal de Cascais edita sobre a história das associações humanitárias, de recreio, de cultura, de desporto e educação que neste momento têm mais de 75 anos de atividade" referiu João Miguel Henriques.

Ver aqui entrevista com João Miguel Henriques

Para encomendar o livro através da Livraria Digital de Cascais

Para consulta do livro na Biblioteca Digital de Cascais

+ Sobre cascais