Início / Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE)
Início / Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE)

Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE)

O SABE

A biblioteca escolar proporciona informação e ideias fundamentais para sermos bem sucedidos na sociedade atual“A biblioteca escolar proporciona informação e ideias fundamentais para sermos bem sucedidos na sociedade atual, baseada na informação e no conhecimento. A biblioteca escolar desenvolve nos alunos competências para a aprendizagem ao longo da vida e estimula a imaginação, permitindo-lhes tornarem-se cidadãos responsáveis.” in Manifesto IFLA/UNESCO.

Instalado na Biblioteca Municipal de S. Domingos de Rana, o SABE tem como missão proporcionar apoio técnico especializado e recursos de informação específicos às bibliotecas escolares, cumprindo os seguintes objetivos:
- Apoiar as bibliotecas escolares, estimulando a sua criação onde ainda não existam e acompanhando as já existentes;
- Promover a articulação das bibliotecas escolares com a Rede de Bibliotecas Municipais de Cascais, procurando novas formas de cooperação e de rentabilização de recursos;
- Prestar colaboração técnica às escolas no domínio da organização, gestão e funcionamento das bibliotecas escolares;
- Definir uma política de tratamento da informação adequada às bibliotecas escolares;
- Auxiliar no desenvolvimento de práticas pedagógicas que integrem a biblioteca escolar;
- Participar na formação contínua dos professores envolvidos no serviço de bibliotecas escolares;
- Fornecer recursos suplementares aos existentes nas escolas, através de empréstimos para projetos específicos, nos quais se incluam a promoção da leitura;
- Apoiar o uso eficaz dos recursos, através do aconselhamento na seleção dos recursos e no desenvolvimento dos serviços das bibliotecas escolares.

O principal projeto do SABE é a constituição de uma rede concelhia, com especial enfoque nas escolas de 1º ciclo do ensino básico.

Para dar continuidade à integração deste tipo de bibliotecas o SABE presta anualmente apoio às escolas e agrupamentos no processo de candidaturas à Rede de Bibliotecas Escolares: as escolas apresentam uma candidatura, que, uma vez aprovada, permite que a biblioteca seja apoiada financeiramente pelo Ministério da Educação, conforme as necessidades apresentadas em cada projeto.

O SABE procura igualmente apoiar as bibliotecas das escolas que solicitam a sua orientação e que ainda não pertencem à rede.

A Rede de Bibliotecas Escolares de Cascais é constituída atualmente por 23 escolas: 13 do 1.º ciclo do ensino básico, 4 do 2.º e 3.º ciclos e 6 do ensino secundário.

Ver Mais

+ Sobre cascais

banner_cascais_0banner_cascaisambiente_0banner_cascaisparticipa_0banner_cascaisjovem_0banner_cascalitosbanner_lojacascaisbanner_bairromuseus_0banner_geocascaisbanner_agendacascais