Início / Noticias / FIARTIL: Há 54 edições a animar o verão no Estoril

FIARTIL: Há 54 edições a animar o verão no Estoril

Inauguração das Festas do Mar
14 Jul 2017
A Feira de Artesanato do Estoril já abriu portas trazendo a arte de artesãos de todo o país, gastronomia variada e muita animação como é apanágio daquela que é a feira de artesanato mais antiga do país.

Após 54 edições a FIARTIL está bem viva e recomenda-se, garantiu o presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, presente na cerimónia de inauguração da feira esta quinta-feira. "Esta é uma feira que já faz parte da nossa identidade, agora com mais animação e uma requalificação nas infraestruturas", disse Carlos Carreiras.
"Temos vindo a fazer nestes últimos anos um investimento na FIARTIL e este ano, apesar de não termos feitos alterações muito radicais, trouxemos pequenos apontamentos que garantem um espaço muito mais agradável para as famílias que nos visitam" disse Duarte Nobre Guedes, presidente da ATC – Associação de Turismo de Cascais.
Há cada vez mais jovens empreendedores presentes com os seus negócios, a par dos artesãos que vêm a esta feira quase desde o início. "É bom sinal que estes jovens encontrem no artesanato português uma forma de terem o seu emprego e de constituírem o seu projeto de felicidade" salientou o presidente da Câmara de Cascais.
É o caso de Mariana Sintra que vive em Cascais e há três anos criou a sua própria marca – PIPE, fios em aço personalizáveis que apresentou pela primeira vez na Fiartil e desde aí, participante assídua na feira, já conquistou o mercado nacional e internacional, com pontos de venda em Lisboa e presença em mais três mercados mensais. Para se inspirar Mariana Sintra visita todos os anos um país diferente, criando assim as suas coleções com materiais que traz desses lugares. É o caso da coleção que apresenta agora na Feira de Artesanato do Estoril, inspirada na Indonésia. "A FIARTIL é muito boa porque a PIPE está aqui desde o início da feira até 6 de agosto e as pessoas já sabem que vão encontrar aqui os meus produtos, visto que ainda não tenho loja em Cascais" garantiu a jovem artesã.
A FIARTIL é também uma feira de encontro de gerações, uma vez que artesãos mais jovens convivem com outros que fazem a feira há bastante mais tempo. Carlos Vicente desde miúdo que gosta de fazer trabalhos minuciosos com as mãos. Dedicou-se, assim, a construir um mundo em miniatura dentro de garrafas e lâmpadas, tendo tudo começado há 40 anos atrás, com pequenas embarcações de embalagens de iogurtes que construiu para os filhos pequenos e a coloca-las depois dentro de garrafas de água para navegarem. Os principais estádios de futebol, monumentos de Lisboa, Cascais e Porto, sítios emblemáticos como a Baía de Cascais e a praia dos Pescadores ou paisagens do Douro e até uma plataforma de petróleo inspirada nos tempos em que o artesão correu mundo a trabalhar em outras atividades, fazem parte do enorme espólio de Carlos Vicente. Apesar de fazer várias feiras pelo país, o artesão afirma que gosta muito de vir ao Estoril e dá os parabéns à organização porque "sempre que há alguma coisa com que não estou de acordo, a organização corrige" pelo que "se sente em casa".
É muito diversa a arte que se pode apreciar nos stands da feira, com produtos tão diferentes como escultura, quadros, mantas e roupa tecidos com a técnica antiga da tecelagem manual, objetos de decoração, jóias e bijuteria personalizável, artigos para crianças, marroquinaria e calçado, entre muitos outros. Mas, nem só de artesanato vive a FIARTIL. Este é um espaço para trazer amigos e família, o ponto de encontro e de convívio do verão, onde se pode petiscar e ouvir boa música ao vivo nos diferentes spots modernos ao longo do espaço. Os mais pequenos também não foram esquecidos com muita brincadeira e aventura, com a presença da "Micolandia" e da "Pedra Amarela".
Visite a FIARTIL todos os dias, das 18h00 às 24h00, até 3 de setembro.

Conteúdos Associados

+ Sobre cascais