Início / Listagens / Património Histórico e Cultural

Património Histórico e Cultural

Início / Listagens / Património Histórico e Cultural
Património Histórico e Cultural

O património histórico e cultural de um concelho é o conjunto de bens, materiais ou imateriais, considerados fundamentais para a transmissão da memória e da identidade da sua comunidade, constituindo, assim, um recurso insubstituível para a (re)construção e desenvolvimento do território, pelo que urge identificá-lo, estudá-lo, preservá-lo e divulgá-lo.

O concelho de Cascais detém um vasto e diversificado património cultural que potencia a compreensão das principais caraterísticas que identificam e distinguem a região, os seus habitantes e as suas vivências, razão pela qual a Câmara Municipal de Cascais tem vindo a investir no seu inventário e divulgação. Neste contexto, para além da proteção e valorização dos bens já classificados como Monumento de Interesse Público ou Monumento de Interesse Municipal, que se revestem de valor cultural de importância nacional ou local, tem-se igualmente assegurado a identificação e estudo de outros bens móveis e imóveis, materiais e imateriais, também integrados no inventário do Património Histórico e Cultural de Cascais. 

Este património coletivo constitui uma das mais seguras bases para a construção do futuro do nosso território, valorizando e projetando uma herança comum que urge transmitir às gerações vindouras.

Título equipamentos: 
Património
Paços do Concelho
Património Classificado
Património Arquitectónico
Património arquitetónico
Património Arqueológico
Património Arqueológico
Património Imaterial
Património Imaterial
Voltar

+ Sobre cascais

banner_cascais_0banner_cascaisambiente_0banner_cascaisparticipa_0banner_cascaisjovem_0banner_cascalitosbanner_lojacascaisbanner_bairromuseus_0banner_geocascaisbanner_agendacascais